fatimasallesatividade3-2-unidade3-tic
PROJETO: CONHECENDO E VALORIZANDO O PAI
Justificativa:
Com a aproximação do dia dos pais e a observação diária dos comentários que alguns alunos fazem sobre os seus pais surgiu a necessidade de desenvolver um projeto com essa temática, buscando valorizar e resgatar a figura paterna no seio da família, bem como, os valores: respeito e amizade.
Turma: 2º Ciclo inicial
Período: 1 semana (de 08/08 a 12/08/2011
Objetivos:
· Resgatar e sensibilizar os educandos para a importância do pai no seio familiar.
· Reconhecer as qualidades e características dos pais através de entrevista.
· Produzir cartões e cartas para o pai.
· Pesquisar e debater sobre a origem do dia dos pais.
· Identificar os alunos que vivem com os pais (e os que não vivem com os pais) e os sentimentos que nutrem por eles.
Conteúdos:
· Data comemorativa: dia dos pais
· Origem do dia dos pais.
· Gêneros textuais: poesia, carta, texto informativo
· Literatura: Papai, o que é vacina? (Leonardo M. Cardoso)
· Vacinas para os homens (adultos)
· Valores: respeito, amizade
Metodologia:
1º dia: Conversa informal sobre o dia dos pais. Sessão de cinema com o filme: Treinando o papai (Walt Disney). Debate e interpretação escrita do filme.
2º dia: Leitura (professora) da literatura Papai, o que é vacina? Debate sobre as vacinas que o pai deve tomar e os cuidados com a saúde do mesmo. Elaboração de entrevista para ser realizada em casa com o pai. Cópia e leitura de texto informativo sobre as vacinas que o homem deve tomar.
3º dia: Divisão da turma em 4 grupos com 5 alunos cada para pesquisar no Google: A origem do dia dos pais. Imprimir, ler e discutir sobre o texto.
4° dia: Cópia e leitura de quadrinhas para o papai. Produção de cartão para o pai.
5º dia: Ouvir, cantar e comentar a música de Fábio Júnior “Pai”. Trazer um dos pais para ser entrevistado pelos alunos. Produção de cartas para o pai.
Recursos utilizados:
- Livro de literatura infantil
- TV, DVD, CD
- Computador (só tem um na secretaria da escola) e internet
- Caderno, lápis grafite e de pintura, caneta...
- Lousa, lápis para lousa
- Folhas de papel ofício.
Culminância:
Produzir cartas para os pais enfatizando o sentimento que nutrem por eles.
Entrevista com um dos pais que tiver disponibilidade de tempo para vir à escola.
Avaliação:
Observação do interesse da turma pelo tema e da participação ativa no desenvolvimento das atividades propostas nesse projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário