sábado, 23 de julho de 2011

CONCEITO DE HIPERTEXTO


Conceito de hipertexto

O termo hipertexto foi criado no início os anos 60 por Theodore Nelson, para exprimir a idéia de escrita/leitura não linear, em um sistema de informática. Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de dados ligados entre si por conexão, que podem ser palavras, imagens, gráficos seqüências sonoras, etc. Recentemente tem sido empregado o termo HIPERDOCUMENTO que ressalta a utilização de múltiplos recursos de mídia num único documento em busca dissociar a idéia de apresentação textual da informação

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.

"Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de nós conectados pelas ligações. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos, sequências sonoras, documentos complexos que podem ser, eles próprios, hipertextos.
Os itens de informação não estão ligados linearmente, como numa corda com nós: cada um deles, ou a maior parte estende as suas ligações em estrela, de modo reticular".

Lévy, P. (1994), As Tecnologias da Inteligência. O Futuro do Pensamento na Era Informática. Lx: Instituto Jean Piaget.

Ele não está presente apenas no campo da informática, mas encontra-se também nos livros de formatos convencionais, onde os autores buscam facilitar a compreensão de cada capítulo na sua individualidade, sem que perca a essência que compõe o todo, a idéia central do autor. Hoje é muito comum encontrarmos livros organizados por um autor e escritos por vários. Estes livros não lineares são exemplos de hipertextos.
O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível.
A televisão, o cinema, e outras áreas das artes e do entretenimento também vêm trabalhando com a idéia do hipertexto, até mesmo para alcançar o público hoje mais hiperativo, que vive uma contemporaneidade fragmentada, numa contagem regressiva do tempo de seus afazeres. Há filmes que apresentam algumas pequenas histórias, que parecem independentes umas das outras, porém a essência de cada uma faz parte de um único enredo desenvolvido pelo autor.
Fonte: ARAÚJO, Lindomar da Silva. INFOESCOLA - Hipertexto. Disponível em
<http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/> Acesso em: 06 fev. 2009
              
             É interessante descobrir o significado de algo com o qual nós já convivemos, mas não sabíamos o seu nome: hipertexto. Quando li essa palavra, pela primeira vez, achei que era algo muito complicado de se entender, no entanto, faz parte do nosso dia a dia.
           De acordo com o professor Antônio Carlos Xavier (UFPE), hipertextos são a fusão de imagens, sons e palavras com significação, acessados na tela do computador.
           
           Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita;
                     
          A utilização de hipertextos, na sala de aula, traz a possibilidade de adquirir vários conhecimentos de forma contextualizada e interdisciplinar onde o aluno é sujeito de sua aprendizagem. O currículo passa a ser mais flexível e extenso de acordo com o interesse e a individualidade de cada aluno. É importante ressaltar a atividade intensa de produção textual, sugerida, facilitando a produção dos mesmos, já que são leitores e co-autores dos hipertextos.

Fátima Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário