sábado, 23 de julho de 2011

PRÁTICA PEDAGÓGICA INTEGRADORA


                          PRÁTICA PEDAGÓGICA INTEGRADORA

         Para o professor desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias disponíveis na escola, precisa ter consciência da sua importância enquanto educador, da necessidade de planejar suas ações pedagógicas; precisa conhecer o seu aluno, como ele aprende e quais os seus interesses; precisa antes de tudo ser um aprendiz, ser curioso, buscar novas formas de ensinar e colocar em prática as teorias da aprendizagem que tenham uma abordagem sociointeracionista.
            É necessário que o professor propicie situações de aprendizagem onde o aluno possa construir seu próprio conhecimento através da observação, da interpretação e do contato com o seu objeto de estudo. Essas situações de aprendizagem são mais eficazes quando trabalhadas por meio de projetos que desafiem o aluno a buscar respostas; que despertem a curiosidade e a predisposição para aprender.
            Os projetos propiciam uma aprendizagem de forma contextualizada e interdisciplinar, mobilizando as competências cognitivas, emocionais e sociais, já adquiridas, para a aquisição de novos saberes; podendo ser utilizadas diferentes tecnologias e mídias que favorecerão a descoberta, a produção e a divulgação desses saberes. Para isso é necessário que o aluno seja caçador ativo e ao, mesmo tempo, receptor-passivo; seja sujeito da sua aprendizagem. Aprendizagem construída e não simplesmente memorizada.
             A escola deve ser viva e inclusiva, local onde se sente prazer e vontade de aprender.

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