sábado, 23 de julho de 2011

HIPERTEXTO

O que é um hipertexto?

           Após as pesquisas e estudo do material do módulo sobre hipertextos cheguei à conclusão que hipertexto é um texto, acessado via internet, que remete a outros textos e esses outros textos a mais outros; aliás, é mais que um texto, possui hiperlinks ou simplesmente links que podem ser palavras, imagens, vídeos, outros sites, sons e/ou gráficos que quando clicamos neles vamos para outro local do texto, dentro do mesmo contexto, complementando e enriquecendo o texto principal sem alterar a ideia do autor. O hipertexto nos possibilita o acesso a várias informações tornando o conhecimento inesgotável, ilimitado. Permite que o leitor seja ao mesmo tempo leitor e co-autor do texto. Permite que o mesmo controle a sua própria leitura, de forma flexível e interativa. É apresentado de forma não-linear.
         Segundo alguns autores os hipertextos não são novidades da internet. Eles já existiam desde a antiguidade, na forma tradicional, em papel impresso nos livros, nos índices, enciclopédias, verbetes, notas de rodapé, dicionários, livros organizados por um autor tendo sido produzido por vários autores,... nos quais a leitura é feita de forma não seqüencial, ou seja, não-linear. No entanto, a rede mundial de computadores permite o acesso a muito mais conteúdos e conhecimentos dentro de um hipertexto.
          As principais características do hipertexto são: intertextualidade, velocidade, precisão, dinamismo, interatividade, acessibilidade, estrutura em rede, transitoriedade e organização.
            Os hipertextos podem ser uma ferramenta de grande utilidade na sala de aula visto que dá acesso a várias informações que podem ser transformadas em conhecimento através da ação dos alunos de produção textual a partir dos mesmos.

 Fátima Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário